A Importância do Alongamento

O alongamento é, muitas vezes, algo que as pessoas se esquecem de fazer no início ou no final de uma sessão de treinamento. Ou porque elas estão muito empolgadas para começar, ou cansadas para fazer qualquer outra coisa. Muitas pessoas, quando fazem, só correm um pequeno trecho e assim não obtêm todos os benefícios do alongamento. Os alongamentos podem trazer uma série de benefícios para o corpo:

Redução dos Danos Musculares

Quando você não se alonga antes do treino, há um maior risco de ocorrer distensões musculares ou mesmo danos permanentes. Para que isso não aconteça é fundamental realizar o alongamento de cada parte do seu corpo antes de iniciar sua rotina de exercícios. No início, você pode achar difícil se alongar, mas quanto mais você fizer, mais rápido irá se tornar parte da sua rotina. Este é um hábito que vale a pena ter, pois só traz benefícios.

Aumento da Flexibilidade

O alongamento fará com que você se torne mais flexível. Isso porque você estará esticando os seus músculos, que são rígidos. Quando se é mais flexível, o treino será feito de forma mais fácil e trará melhores resultados. Quando seus músculos estão rígidos, o oposto irá acontecer, e os exercícios se tornarão mais difíceis.

Diminuição das Dores Musculares

O alongamento irá ajudar também na diminuição das dores musculares. Isso irá acontecer, pois os músculos não irão precisar de muito esforço para se esticarem. Lembrando que a dor pode ser algo bastante desanimador na hora do treino e quando não há dor, ela dá espaço ao entusiasmo e a vontade de se exercitar ainda mais.

Por Que Devo Me Alongar Depois dos Exercícios?

É igualmente importante se alongar depois de completar os seus exercícios, a fim de relaxar os músculos tensionados e alongar os tecidos em torno das articulações. O alongamento após exercício deve ser realizado dentro de dez minutos após a conclusão, para que o corpo e os músculos não “esfriem”.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o alongamento após o treino não deve ser feito durante um tempo pré-determinado, como 5 ou 10 minutos. O tempo do alongamento é relativo e varia de acordo com cada pessoa. Ele deve ser realizado até que você sinta que os seus músculos estão relaxados. Isso irá garantir melhores resultados.

Informações Importantes Sobre o Alongamento

Os músculos devem ser alongados de forma gradativa. Se um alongamento é feito muito rapidamente, o músculo responde com uma forte contração, aumentando a tensão. Se o alongamento é feito lentamente, no entanto, a contração é evitada. A dica é: alongar lentamente e manter por 30 a 40 segundos.

Não estique além do ponto onde você começa a sentir um aperto no músculo e nunca alongue até o ponto de sentir algum desconforto ou dor.

Respeite os limites do seu corpo.