Exercícios Abdominais

Os exercícios abdominais ajudam a fortalecer o abdome e proporcionam mais equilíbrio ao tronco. O abdome é o centro de onde todo o movimento do corpo origina. Estes exercícios ajudam a proteger os órgãos internos e causam uma melhora na respiração. Além disso, os exercícios abdominais trabalham com a parte de trás do tronco, ajudando a controlar os seus movimentos, tais como de torção e flexão.

Começando a Praticar Abdominais

Se você não tem o costume de realizar exercícios abdominais, deve começar com alguns movimentos fáceis. Estes exercícios mais básicos irão prepará-lo para exercícios abdominais mais intensos. Assim que você começar a se sinta confortável com estes exercícios, poderá passar para os que exigem mais do corpo.

Mantenha seus movimentos suaves e lentos, para não se cansar antes de concluir a série. Enquanto estiver fazendo abdominais, mantenha as mãos firmes e apoiadas para auxiliar os movimentos. E claro, como em qualquer exercício, é fundamental que você realize um aquecimento antes.

Benefícios

Os benefícios dos exercícios abdominais não se resumem a ter a tão sonhada “barriga de tanquinho”, eles também ajudam a melhorar a postura, o funcionamento do intestino e a respiração, trazendo saúde e bem estar.

O estresse faz com que a digestão seja lenta, o que pode causar ansiedade, que, consequentemente, também pode causar problemas em seu sistema imunológico. Os exercícios abdominais ajudam a acabar com o stress, além de reduzir drasticamente o risco de contrair diabetes, doenças cardíacas e hipertensão.

Quando você começar a sentir as mudanças, irá se sentir ainda mais motivado para praticar abdominais. É um esforço que vale muito a pena, pois além de beneficiar a estética, ainda são muito importantes para a saúde pelos motivos citados anteriormente.

Tipos de Abdominais

Tradicional (Frontal)

Este é o tipo de exercício abdominal mais indicado para que está iniciando. Para fazê-lo corretamente, coloque as mãos atrás da cabeça e faça movimentos na direção dos joelhos. Lembre-se de flexionar as pernas para que os músculos tensionados sejam apenas os do abdômen.

Oblíquo

Este tipo de abdominal é indicado para quem deseja enrijecer os músculos laterais do corpo. Se diferencia do exercício tradicional, pois neste caso as pernas ficam cruzadas e os movimentos se alternam ora para a direita, ora para a esquerda.

Com Apoio

Aqui, as pernas ficam suspensas, em uma cadeira, por exemplo, na mesma altura dos joelhos. O movimento é o mesmo do abdominal tradicional, porém, este exercício requer um pouco mais de esforço e não deve ser realizado por quem tem problemas na coluna, como hérnia de disco.

Com a Perna Elevada

Este exercício é parecido com o com apoio, porém, como o próprio nome sugere, aqui as pernas ficam eretas, mas sem nenhum apoio. Dessa forma, todo o abdome é trabalhado, e os resultados são muitos, já que movimenta todos os músculos abdominais.

Lista de Exercícios Abdominais