Alimentos Termogênicos

Quando se fala em alimentos termogênicos, a palavra nos parece familiar, entretanto, muitas vezes não sabemos exatamente do que se trata. Alimentos termogênicos são aqueles que podem ajudar a aumentar o metabolismo e a queima de calorias. O aumento da termogênese é um processo no qual o corpo queima calorias para utilizar os alimentos que você acabou de comer, convertendo-as em calor.

O seu corpo queima as calorias consumidas por meio das atividades realizadas no dia-a-dia e exercícios físicos, apenas uma pequena porcentagem, cerca de 10 %, de calorias é queimada por meio de uma dieta termogênica induzida. Conheça, a seguir, alguns exemplos de alimentos termogênicos que podem auxiliar a sua dieta e facilitar o emagrecimento.

Exemplos de Alimentos Termogênicos

Pimenta

Consumir especiarias, como a pimenta, aumenta a termogênese e pode potencialmente ter um efeito significativo na sensação de saciedade e oxidação de gordura. A capsaicina, substância que dá a pimenta de cheiro seu sabor picante, é considerada a responsável por aumentar a termogênese.

Do mesmo modo, a pimenta preta contém piperina, uma substância que também influencia a termogênese através estimular do sistema nervoso. Consumindo cerca de 3 gramas por dia pode-se acelerar o metabolismo em até 20%.

Chá Verde

O chá verde contém duas substâncias, cafeína e polifenóis, que também são apontados como responsáveis por estimularem a termogênese. As catequinas do chá verde podem aumentar a termogênese através da inibição de uma enzima em particular. Além disso, o chá colabora com o bom funcionamento do intestino. É aconselhável que se tome uma xícara cerca de 10 minutos antes das refeições.

Canela

Outro alimento que também pode acelerar o seu metabolismo é a canela, além disso, ela pode fortalecer o seu sistema imunológico. Ingerir canela no seu dia a dia é bastante fácil, ela pode ser adicionada ao leite, frutas, etc.

Água Gelada

Algumas pessoas recorrem à água gelada para acelerar o metabolismo, tomando de 8 a 10 copos por dia. Alguns afirmam que a ingestão da água gelada é capaz de queimar cerca de 200 calorias por dia.

Outros exemplos de alimentos termogênicos

  • Aipo
  • Aveia
  • Brócolis e Couve-flor
  • Damasco
  • Gengibre
  • Limão ou vinagre
  • Maçã
  • Pêra
  • Repolho

Cuidados a Serem Tomados

Não se deve, de forma nenhuma, passar a ingerir apenas esse tipo de alimento. Eles podem ser incluídos a sua dieta, mas devem ser combinados com outros tipos, sem exagero. Afinal, precisamos de uma série de vitaminas que são encontradas em diversos alimentos. Uma dieta equilibrada é fundamental para emagrecer com saúde.

Por isso é tão importante ter o acompanhamento de um profissional, pois ele saberá exatamente como montar um programa alimentar de forma que os alimentos termogênicos auxiliem na perda de peso.

Veja também

  1. 7 dicas para uma alimentação mais saudável
  2. Correr e Caminhar Emagrece?
  3. Benefícios do Sono
  4. Body Attack
  5. Exercícios Aeróbicos