Correr e Caminhar Emagrece?

Pessoas com sobrepeso ou sedentárias tendem a ter um baixo nível de condicionamento físico. Isto acontece devido a falta de exercícios ao longo do tempo, que faz com que os músculos e o sistema de energia percam a eficiência. Por esta razão, muitos exercícios parecem intensos quando se inicia um programa de exercícios para a perda de peso.

Correr e caminhar não são apenas ótimos exercícios para manter a saúde, mas também para ajudar a controlar o peso.  Muitas pessoas que tentam emagrecer fazem exercícios que acreditam ser eficientes para queimar calorias e se perguntam por que depois de algumas semanas quase não se vê nenhum resultado. A perda de gordura leva tempo, é importante ter força de vontade e pensar que, além da estética, praticar exercícios trará inúmeros benefícios para a sua saúde.

Para perder peso, é importante começar com um exercício que queime calorias e que também ajude a dar mais energia, para que outros exercícios possam ser realizados, a fim de acelerar a perda de pesoCaminhar e correr são, provavelmente, os melhores exercícios para começar a perder peso.

Benefícios da Caminhada

Mesmo que uma caminhada não queime tantas calorias quanto uma corrida ou musculação, por exemplo, basta saber os seus benefícios:

  • Queima Calorias;
  • Melhora a saúde e o condicionamento físico;
  • Aumenta os níveis de energia;
  • Reduz os riscos para a saúde.

Além disso, a caminhada:

  • É Fácil de praticar;
  • É uma forma de se divertir com os amigos;
  • Não necessita de nenhum equipamento.

Correr ou Caminhar?

Há diversos tipos de exercícios para escolher, os mais simples e eficazes são caminhar e correr. Mas qual é o melhor para você? Primeiramente, é preciso levar em consideração o seu preparo físico, se você é sedentário, sem dúvidas, a caminhada será a melhor opção. A corrida é como um segundo estágio, pois é mais indicada para quem tem um preparo melhor.

Ambos exercícios oferecem benefícios para a saúde, melhoram a pressão arterial, colesterol, dão força, resistência óssea e massa muscular. Mas se seu objetivo for a perda de peso, a corrida é a forma mais eficiente. O seu impacto, além de fazer emagrecer, ainda ajuda a esculpir suas pernas e bumbum.

Perca Peso com a Caminhada ou Corrida

A energia que você queima durante a caminhada ou corrida depende do seu peso, velocidade e experiência. Uma pesquisa feita por uma universidade americana teve um resultado surpreendente, mesmo horas depois de caminhar, uma pessoa continua a perder calorias. Isso acontece porque o exercício aumenta a respiração, circulação e ativa os músculos, e, com isso, acelera o metabolismo.

O tempo indicado de caminhada é de 2 horas e meia por semana, que podem ser divididos entre os 5 dias úteis da semana (30 minutos por dia), ou 3 vezes por semana (50 minutos por dia).

Veja também

  1. Exercícios para Emagrecer
  2. Exercícios Anaeróbicos
  3. Body Attack
  4. Exercícios Aeróbicos
  5. Body Combat