Exercícios de Academia para Mulheres

A cada dia mais mulheres estão em busca do corpo perfeito, e para isso recorrem a vários métodos. Um deles, e o mais saudável, é recorrer aos exercícios físicos, pois além de fazerem emagrecer, ainda são benéficos para a saúde e bem-estar. Dentre os exercícios físicos existentes, os encontrados em academias são os mais procurados.

Até certo tempo, não era comum ver mulheres em academias, isso porque se acreditava que exercícios de musculação eram indicados apenas para os homens. Mas, felizmente, as mulheres conquistaram as academias e agora são presença constante.

De acordo com um artigo publicado pela universidade americana UCLA, em 1990, não há evidências de que as mulheres devem treinar de forma diferente do que os homens, e os programas de treinamento devem ser adaptados para cada pessoa, independente do sexo. Obviamente, há certos aparelhos que não são indicados para as mulheres por questões anatômicas, mas a maioria é ajustável, o que facilita bastante. Além disso, as academias, hoje, contam com muitas opções para as mulheres.

Os Exercícios Mais Procurados

Quando procuram uma academia, a grande maioria das mulheres está em busca de perder peso e enrijecer áreas do corpo como abdômen, glúteos e pernas. Atualmente, alguns dos exercícios preferidos pelas mulheres são:

GAP: Trata-se de um treinamento físico que visa firmar os glúteos, abdômen e pernas. Os exercícios são focados e é uma espécie de ginástica pesada, mas os resultados valem a pena. As calorias gastas por aula vão de 300 a 400.

Body Combat: É uma aula em que movimentos de diversas artes marciais, como karatê, boxe, taekwondo, tai chi e muay thai, são simulados. Durante a aula são colocadas músicas bem animadas para estimular os movimentos. As calorias gastas por aula vão de 400 a 600.

Running Class: Exercício que é praticado na esteira, simula a corrida em vários tipos de terrenos, como subida, descida, planos. Pode ser feito por pessoas de qualquer condicionamento, pois é facilmente adaptado.

Musculação: Mesmo com uma ampla variedade de exercícios disponíveis, muitas mulheres não abrem mão da musculação quando estão em busca de um corpo definido. As séries devem ser montadas com a ajuda de um profissional.

Pernas Torneadas

Ter pernas bonitas é algo que as mulheres desejam, mas antes de começar a treinar, é importante saber que não é do dia para a noite que você vai ficar com pernas torneadas. É preciso muita dedicação e, acima de tudo, paciência. Os exercícios mais indicados para as pernas são:

Abdução: Deite-se no chão com uma perna sobre a outra. Vá fazendo movimentos com a perna que está em cima, em diagonal.

Afastamento lateral: Mantenha-se em pé, com a coluna ereta e as pernas abertas. Depois flexione as pernas sem movimentar os joelhos.

Agachamento: Com as pernas semi abertas, realize movimentos de agachamento, elevando os braços na altura do peito. Cuidado para não mover os joelhos, faça os mesmo movimentos de quando vai se sentar.

Outras opções de exercícios para pernas são o glúteo com quatro apoios, a cadeira extensora e o leg press inclinado.

Veja também

  1. Ginástica Localizada
  2. Body Combat
  3. Exercícios para Emagrecer
  4. Body Attack
  5. Exercícios Anaeróbicos