Exercícios para Emagrecer

Ter um corpo perfeito é o objetivo de 10 entre 10 mulheres que procuram uma academia. Afinal, no Brasil, a questão estética é super valorizada, principalmente no verão. Entretanto, é importante lembrar que emagrecer não deve ser apenas uma preocupação estética, mas sim de se ter mais saúde.

Os exercícios mais buscados quando se deseja emagrecer são os aeróbicos, também conhecidos como exercícios cardiovasculares, que são qualquer atividade que envolva grandes grupos musculares. O exercício aeróbico faz com que os pulmões trabalhem mais do que o natural, pois, durante a prática, a necessidade do corpo por oxigênio é aumentada.

Exercícios Aeróbicos na Academia

Uma academia conta com uma grande variedade de opções de exercícios aeróbicos, como esteiras, bicicletas ergométricas, diversos tipos de ginástica, etc. Pode ser uma boa opção diversificar entre aparelhos e velocidades diferentes, alternando entre os níveis. É importante diversificar, pois depois de um número de sessões os exercícios não irão surtir efeito, já que o seu coração e os seus pulmões terão se acostumado com a rotina.

Para aqueles que preferem se exercitar em grupo, muitas academias oferecem aulas como:

Spinning: As aulas são feitas em bicicletas ergométricas e com uma música bastante animada. Trata-se de uma simulação de ciclismo, você irá pedalar ora como se estivesse subindo uma ladeira, ora descendo. Este exercício fortalece o bumbum, pernas e coxas.

Aero Jump: Mais comumente chamado apenas de jump, trata-se de uma aula em que são feitas diversas coreografias sobre uma cama elástica. Este exercício ajuda a perder peso, melhorar a coordenação motora e a respiração.

Step: Um exercício bastante simples que pode até mesmo ser praticado em casa. Trata-se do mesmo movimento que se faz quando se sobe uma escada, com a diferença que você irá subir e descer o mesmo degrau repetidas vezes. O degrau a ser subido pode ser de borracha ou madeira. Este exercício ajuda a dar resistência e firmar o corpo.

Pular Corda: Mais um exercício que poderá perfeitamente ser praticado em casa. Esta atividade, que mais parece brincadeira de criança, ajuda a tornar os ossos mais fortes e ainda trabalha diversas áreas do corpo, como: glúteos, pernas, braços, ombros e costas.

Exercícios Aeróbicos Fazem Perder Peso?

O emagrecimento acontece através da perda de calorias associada a uma dieta equilibrada, pois você irá perder mais do que ingerir. Assim, praticar atividades que queimam grandes quantidades de calorias e se alimentar com uma dieta de calorias controladas, faz com que você perca os quilos indesejados.

Por exemplo, meia hora de esteira em um ritmo leve pode fazer você queimar cerca de 300 calorias. Isso irá contribuir de forma considerável para perder peso, pois, ao se alimentar, você não estará aumentando a quantidade de calorias do seu corpo, mas sim repondo o que perdeu.

Benefícios dos Exercícios Aeróbicos

Além da perda de peso, inúmeros outros benefícios para a saúde e bem-estar são adquiridos quando se pratica exercícios aeróbicos, como:

  • Aumento dos níveis de energia.
  • Redução do stress e melhoria da saúde mental
    (Devido à liberação de endorfina no cérebro).
  • Melhora na eficiência do coração e pulmão.
  • Redução da pressão arterial e frequência cardíaca e dos riscos de derrame ou ataque cardíaco.

Veja também

  1. Exercícios Aeróbicos
  2. Body Attack
  3. Correr e Caminhar Emagrece?
  4. Body Combat
  5. Exercícios de Academia para Mulheres