Ginástica Laboral

A ginástica laboral é uma espécie de aquecimento para um dia de trabalho. Independente se você trabalha em pé, sentado, ou caminhando, é importante preparar o seu corpo para aguentar o dia todo em uma mesma posição. Assim, evitam-se diversos problemas relacionados principalmente aos esforços por movimentos repetitivos.

Os movimentos realizados durante a ginástica variam de acordo com o tipo de atividade que o trabalhador desenvolve durante o expediente. Um fisioterapeuta contratado pela empresa é quem deve desenvolver os exercícios da ginástica laboral e mostrar aos funcionários como realizar cada um da maneira correta.

Mesmo sendo tão importante, a ginástica laboral é algo considerado novo nas empresas. É importante que, a cada dia, mais empresas comecem a implementar essa atividade para que os funcionários tenham cada vez menos problemas de saúde relacionados ao trabalho, incluindo psicológicos.

Benefícios da Ginástica Laboral

Os benefícios da ginástica laboral vão desde uma melhora na saúde do funcionário quanto na produtividade, já que pessoas saudáveis produzem mais e não precisam se afastar do trabalho, além disso, elas se sentirão mais motivadas.

Benefícios para os funcionários

  • Diminuição da tensão que causa desentendimentos dentro da empresa
  • Maior integração entre os funcionários, ou seja, equipes unidas trabalham melhor
  • Melhora da saúde física e psicológica, pois quando o corpo está bem é mais fácil se sentir bem psicologicamente
  • Redução do estresse no local de trabalho
  • Reeducação da postura
  • Aumento do ânimo e concentração no trabalho

Benefícios para a empresa

  • Redução do número de acidentes de trabalho
  • Funcionários mais satisfeitos
  • Equipes de trabalho mais entrosadas
  • Funcionários saudáveis e motivados que irão produzir mais e melhor
  • Redução de gastos com assistência médica e psicológica

Saúde e Bem-Estar no Local de Trabalho

A ginástica laboral é realizada durante cerca de 5 minutos antes de iniciar o trabalho e ao final também. O ideal é que seja praticada quatro vezes ao dia, na entrada, saída para o almoço, retorno e final do expediente.

Os movimentos da ginástica laboral realizados ao final dos períodos são diferentes do início. Os exercícios do início são como uma espécie de aquecimento do corpo para o trabalho, já os do final, servem como um relaxamento. Os exercícios indicados variam de acordo com a função realizada pelo funcionário.

Ao contrário do que muitos pensam, quem trabalha sentado, principalmente na frente do computador, também força bastante o seu corpo e a ginástica laboral é fundamental para prevenir diversos problemas, como postura inadequada, dores nas costas, pernas e braços, etc.

Se na empresa em que você trabalha a ginástica laboral não é praticada, procure o responsável pela CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, e fale sobre a importância dessa atividade, que traz benefícios para os funcionários e para a empresa.

Veja também

  1. Ginástica Localizada
  2. Benefícios do Sono
  3. Exercícios Anaeróbicos
  4. Body Attack
  5. Body Combat