Ginástica Localizada

A ginástica localizada é uma forma de exercício que consiste em uma variedade de movimentos simples, muitas vezes rítmicos, geralmente feitos sem o uso de equipamentos. Eles são destinados a aumentar a força e a flexibilidade corporal com movimentos como flexões e saltos usando apenas do peso do corpo.

Existe um mito de que a ginástica localizada é voltada apenas para as mulheres. Os homens costumam se sentir incomodados com as posições usadas para realizar os exercícios voltados para o fortalecimento dos glúteos. Entretanto, a ginástica localizada não é realizada apenas com esse tipo de exercício, há movimentos para fortalecer outras áreas do corpo, que podem ser muito benéficos também para os homens.

Benefícios

Geralmente, uma aula de ginástica localizada dura cerca de uma hora, tempo suficiente para queimar por volta de 500 calorias, além de beneficiar o condicionamento cardiovascular, fortalecer os músculos, melhorar as habilidades psicomotoras, tais como agilidadeequilíbrio e coordenação, aumentar a capacidade cardiorrespiratória e proporcionar a boa forma. Trata-se de uma atividade que proporciona a quem pratica uma melhora na saúde, estética, beleza, autoestima, bem-estar e disposição.

Uma boa dica é evitar trabalhar o mesmo grupo muscular em dias seguidos, por exemplo, se você exercitou as pernas hoje não é bom realizar os mesmo exercícios no dia seguinte.

O ideal é realizar a aula de ginástica localizada em academias com turmas que tenham pelo menos umas 10 pessoas. Assim, você se sentirá mais motivado a praticar os exercícios, pois terá mais pessoas ao seu redor, o que deixa o ambiente cheio de energia.

Redução da Gordura Localizada

A gordura localizada é considerada uma vilã do corpo feminino, afinal, é bastante desagradável ter pneuzinhos em áreas como abdômen, costas e braços. O excesso de gordura, juntamente com os hormônios no corpo, faz com que haja a formação de depósitos de gordura em áreas específicas.

Nas mulheres, é bastante comum o acúmulo de gordura localizada na barriga e também nos quadris, o chamado culote. Já nos homens, esse excesso ocorre com maior facilidade no abdome, a chamada “barriguinha de chopp”.

O fato é que nem os homens e nem as mulheres que se preocupam com a sua aparência estão satisfeitos e buscam formas de amenizar esse problema. Pensando pela lógica, nada melhor do que exercitar a área do corpo em que a gordura está localizada. Entretanto, a eficiência da ginástica localizada para esse fim ainda causa divergências. O ideal é que você consulte um profissional, personal trainer ou preparador físico, da sua confiança para que ele indique o que é melhor para o seu caso.

Opinião do Profissional

Segundo a Personal Trainer Gisele de Almeida, as aulas de ginástica localizada trabalham toda a musculatura do corpo. Apesar disso, dependendo da aula é possível concentrar os exercícios em conjuntos específicos, como pernas, braços e abdome.

Exemplos de exercícios bastante comuns nas aulas de ginástica localizada são os abdominais e específicos para pernas, como glúteos com quatro apoios.

Veja também

  1. Exercícios de Academia para Mulheres
  2. Ginástica Laboral
  3. Body Attack
  4. Exercícios Anaeróbicos
  5. Body Combat