Se Liga na Postura

Ao ler a palavra “postura” você arrumou a sua. Certo?

Se liga na postura

(Foto: Reprodução / michelegameiro.blogspot.com)

Essa preocupação com a postura corporal deve virar um hábito, algo que se faz constantemente, ao sentar, ao deitar, no trabalho, no treino, etc.

Pensando em treinamento, em exercícios de academia em especial, quando o assunto é postura várias frases vêm à tona:

Faça pilates.
Fortaleça o abdômen.
Alongue-se.

Como melhorar a postura?

O Personal Trainer Paulo Fiuza afirma que todas essas ações contribuem positivamente para a postura, mas não é tudo. Para ter uma postura ideal é necessário manter em equilíbrio os músculos envolvidos com a posição anatômica da coluna vertebral.

São eles:

  • Os Músculos Abdominais – reto do abdome, oblíquos superior e inferior, transverso do abdome;
  • Os Músculos Eretores – iliocostais, longuíssimos do tórax e espinhais;
  • Os Músculos Paravertebrais – semi-espinhais, multífidos, rotadores, interespinhais, intertransversários;
  • Iliopsoas e quadrado lombar.

Qual o melhor exercício para corrigir a postura?

Se liga na postura

Cuidar da postura é muito mais que exercitar o abdômen (Foto: Reprodução / corpoacorpo.uol.com.br)

É muito comum receber recomendaçoes genéricas, como exercícios que dao mais ênfase ao abdome. A grande preocupação que as pessoas tem em “secar” a barriga acaba se transformando em fortalecimento dos músculos da região da barriga, mas a postura é muito mais que isso. Os outros músculos envolvidos também devem ser exercitados e desenvolvidos de forma harmoniosa.

Quem sabe onde e como fortalecer os músculos paravertebrais? Quem se preocupa com isso?

Paulo Fiuza afirma que é preciso mudar o foco. Postura está muito além de “receitas de bolo” e dicas dos parceiros praticantes. Vale a pena investir tempo e treino nos músculos posteriores (eretores e paravertebrais), assim como os anteriores (abdominais). Busque informação de fontes coerentes e seguras, conheça melhor seu corpo e tenha um coach ou personal, que lhe oriente durante seu treino.

Para que fique claro, manter o equilíbrio entre os músculos citados deixará seu corpo com uma boa postura. Vale lembrar que não é a aula “X” ou “Y” que irá manter sua postura e sim seu equilíbrio muscular.

Bons treinos e não se esqueça: atenção à postura.

Colaborou com esse artigo:

Paulo Fiuza

Paulo Fiuza - Personal Trainer

PF Assessoria Esportiva

Telefone para contato: (11) 97992-5178

E-mail: [email protected]


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