Exercícios para o Ombro

O ombro é a articulação que mais se movimenta no corpo. Para se manter estável, ele precisa de músculos, ligamentos e tendões. Portanto, é muito importante garantir que estes tecidos estejam reforçados para manter os ombros fortes, flexíveis, mais coordenados, e condicionados para lidar com o stress.

Há muitas atividades diárias que utilizam os músculos do ombro: carregar objetos, qualquer tipo de trabalho manual, tarefas domésticas, lidar com crianças, etc. Portanto, é fundamental que eles sejam capazes de lidar com o stress também. Isto é ainda mais importante quando se trata de atletas, pois eles estão mais vulneráveis ​​a lesões por sobrecarga.

Os pequenos músculos que cercam a articulação do ombro são chamados de músculos do manguito rotador. Eles são os principais músculos que mantêm o funcionamento articular funcionando corretamente. Uma fraqueza em qualquer um dos quatro músculos pode causar instabilidade e causar diversas lesões.

Cuidados ao Exercitar os Ombros

Exercícios que fortalecem o ombro e os músculos do manguito rotador podem ser facilmente feitos em casa, no trabalho ou na academia. Você pode incluir estes exercícios na sua rotina regular ou fazê-los separadamente.

Os músculos do manguito rotador são muito pequenos, por isso tome cuidado para não usar muito peso ou fazer muitas repetições. Além disso, é importante manter um equilíbrio entre a frente e a traseira desses músculos.

Muitas pessoas tendem a sobrecarregar os músculos da frente por treinar apenas os grandes grupos musculares. Exercícios para os ombros trabalham a parte de trás, peito, ombros e braços, todos que internamente são responsáveis pelo movimento de girar. Como resultado, os músculos usados ​​em rotação externa passam a funcionar muito melhor.

Exercitando o Músculo Deltóide

O principal músculo do ombro é o deltóide e por isso é importante que ele seja bem trabalhado para evitar diversos problemas. Ele está localizado acima da articulação do ombro. Há várias formas de se exercitar o músculo deltóide, e algumas delas, como a elevação lateral e a elevação frontal podem ser feitas em casa de forma bastante simples.

É essencial, quando você fizer qualquer tipo de exercício, executar os movimentos corretamente, para não acabar prejudicando o seu corpo ao invés de ajudar. É muito difícil desaprender hábitos de exercício ruins, por isso o melhor é aprender a técnica correta do exercício desde o início.

Lista de Exercícios para Ombro