Exercícios para a Perna

As pernas são uma parte extremamente importante do corpo, isso porque sem elas não conseguimos nos locomover. Muitas pessoas não tem noção da real importância des suas pernas até que algum problema aconteça e elas percam seus movimentos. Ter pernas fortes significa poder se locomover e realizar as suas tarefas do dia a dia com maior facilidade. Por isso, é muito importante ter pernas fortes e resistentes.

Os músculos das pernas são os que respondem mais rapidamente aos treinos, ou seja, dão resultados em menos tempo do que em outras partes do corpo. Atualmente, homens e mulheres buscam realizar exercícios para deixar as pernas bonitas e definidas. Ter pernas grossas se tornou algo muito desejado, por ambos os sexos.

Por Que Fazer Exercícios de Perna?

Assim como qualquer outra articulação do corpo, joelhos, quadris e tornozelos são suportados pelos músculos que circundam na perna. Os músculos das pernas são os maiores músculos do corpo. Entretanto, isso não significa que essas articulações não corram riscos. Seus quadris, joelhos e tornozelos são as áreas que mais costumam sofrer lesões.

Alguns podem argumentar que a maioria dos ferimentos das pernas é resultado de ligamentos rompidos (conjuntivo resistente que mantém os músculos presos aos ossos) e tendões (tecido conectivo que mantém os ossos unidos). É importante lembrar que estas lesões não teriam ocorrido, se houvesse suporte um muscular adequado.

Um bom exemplo é a dor no joelho que muitas pessoas começam a sentir com o aumento da idade. Isso geralmente acontece devido à fraqueza dos músculos de apoio e do ligamento, que ficam perto do joelho. O que acontece é que os músculos diminuem permitindo que os ossos entrem em atrito e desgastem a cartilagem entre eles. Ao manter as pernas fortes, você está proporcionando aos seus joelhos, quadris e tornozelos o apoio necessário para suportar o seu corpo sem dores.

Noções Básicas de Exercícios Para as Pernas

Assim como com qualquer outro grupo muscular, você deve sempre começar com os músculos maiores e depois passar para músculos menores. Neste caso, você vai querer atingir os quadríceps e isquiotibiais primeiro, depois as coxas, e, finalmente, as panturrilhas e canelas. Conheça um pouco mais sobre os músculos que você estará exercitando ao executar exercícios de perna:

Quadríceps

quadríceps é um dos maiores grupos musculares em seu corpo. A principal função do quadríceps é a extensão da perna.

Isquiotibiais

isquiotibiais são os responsáveis por flexionar a sua perna.

Glúteos

Há 3 músculos nos glúteos, são eles: glúteo máximo, mínimo e  médio. A principal função dos glúteos é estender o quadril.

Flexores do Quadril

Os flexores do quadril são os músculos que elevam o seu joelho, ou seja, o movimento que se faz quando se está marchando.

Adutores

complexo adutor é o grupo de músculos de sua coxa. A função primária dos adutores é mover as pernas.

Abdutores

Estes músculos são os responsáveis por mover as pernas para o lado de fora do seu corpo.

Lista de Exercícios para Perna